Governo garante apoio do Ministério da Saúde após audiência em Brasília

Ações abrangem desde obras do Instituto de Traumatologia e Ortopedia a transporte de órgãos para transplante

O Governo do Acre conseguiu, junto ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a garantia de apoio para a Saúde do Estado. Pedidos com este objetivo foram feitos ao ministro pelo vice-governador, Major Rocha, em audiência realizada na noite de quinta-feira, 6, juntamente com o secretário de Saúde, Alysson Bestene, e o representante do governo na capital federal, Ricardo França.

Uma das medidas garantidas pelo ministro foi a ampliação de prazos relativos às obras do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), que estavam paradas e foram retomadas pelo atual Governo do Estado, ainda em 2019. A previsão do governo é que elas sejam concluídas entre seis a oito meses.

O ministro garantiu apoio para que o Acre possa ampliar ações na área da saúde Foto: Dilma Tavares/Secom

“O ministro foi muito receptivo com nossas reivindicações e já o convidamos para participar da inauguração do Into, uma obra de extrema importância para ampliar o atendimento nas áreas de traumatologia e ortopedia para a população, além de se dispor a ajudar o estado no que puder, como transplante e custeio da máquina da saúde”, comemorou o vice-governador.

Henrique Mandetta garantiu ainda tratar com a Aeronáutica a disponibilidade de um avião para transporte adequado e rápido de órgãos captados para transplante no Acre, utilizando a base mais próxima do estado, que é a de Porto Velho (RO). “Ele também ficou de nos ajudar quanto à Central de Regulação, uma vez que agora o governo do Acre vai repactuar novos serviços no estado, como é o caso de transplante de rins”, disse o secretário Alysson Bestene.

O ministro garantiu apoio para que o Acre possa contar com atendimento a especialidades hoje carentes, ampliando a resposta à reivindicação do governo referente a ajustes no sistema de transferência e recepção de pacientes que precisam de tratamento fora do estado, à exemplo de cirurgias cardíacas pediátricas.

Quanto à renovação da frota do Samu, o ministro disse que ainda este ano resolverá esse problema no Acre, a exemplo do que já fez em outros estados no ano passado. Outro pedido do governo foi o aumento de recursos para custeio da máquina da saúde que, segundo Mandetta, é um déficit nacional e ele já está trabalhando para ampliar esses valores no orçamento do próximo ano.

Também participaram da audiência com o ministro da Saúde a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Paula Augusta Mariano, e o deputado federal Jesus Sérgio, que reforçou as necessidades do estado.

Coronavírus

Ainda na quinta-feira pela manhã, Alysson Bestene participou de reunião, juntamente com demais secretários de saúde do país, com o ministro Henrique Mandetta, tratando sobre o plano nacional de contingência contra o coronavírus.

Aproveitou para pedir recursos para atendimento à população, na hipótese de confirmação de casos no país. “Caso isso ocorra em algum estado, o ministro garantiu que teremos aporte financeiro”, disse o secretário.