Um município de difícil acesso que só é possível chegar de avião ou de barco pelo rio Juruá. Mas a logística não é empecilho para que a Saúde chegue até Porto Walter. Nesta semana, a unidade hospitalar da cidade recebeu modernos monitores multiparâmetros e desfibriladores com cardioversor, Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e o Ministério da Saúde (MS).
Além de Porto Walter, hospitais de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo, também foram contemplados com esses equipamentos. Por meio de um projeto de desenvolvimento de tecnologia, elaborado pela equipe da Diretoria de Desenvolvimento de Projetos da Sesacre, os equipamentos foram solicitados ao Ministério da Saúde.
Segundo a diretora de desenvolvimento de projetos, Michele Miranda, a solicitação havia sido realizada no início de 2019. Ainda segundo ela, os profissionais das unidades também receberam capacitações para o manuseio das máquinas.
“A equipe da empresa fez o treinamento com os profissionais e a vistoria na unidade para a utilização do equipamento, sendo que a equipe do Ministério da Saúde já havia estado aqui em setembro para fazer uma cerimônia simbólica, e agora, estamos realizando a entrega desses equipamentos”, destacou Michele Miranda.
De acordo com o coordenador regional de Saúde do Vale do Juruá, Roberto Holanda, os monitores são uma ferramenta essencial em qualquer unidade hospitalar, pois auxiliam no monitoramento das condições de saúde dos pacientes desde sua entrada.
“Esses monitores tão tinham nas unidades e agora terá, em todas as unidades. A população do Vale do Juruá ganha como um todo. A partir de agora essas unidades contam com esses dois equipamentos que auxiliarão bastante quanto às necessidades de saúde da população”, salientou Roberto Holanda.
Mâncio Lima é um dos municípios que recebeu os equipamentos. Segundo o enfermeiro do hospital da cidade, Alen Fernando, é necessário dar ao paciente o suporte básico de vida e, até então, a unidade não contava com tais equipamentos.
“Temos que estabilizar o paciente primeiro para depois transferi-lo para outra unidade, se necessário. Por esse equipamento é que monitoramos a pressão do paciente, frequência cardíaca, respiração, e o médico pode fazer uma análise bem mais criteriosa”, destacou o enfermeiro.
Distribuição dos equipamentos
Em Cruzeiro do Sul, o Hospital da Mulher e da Criança recebeu 5 monitores. Porto Walter, 2 monitores e 1 desfibrilador. Mâncio Lima, 2 monitores e 1 desfibrilador.
A população de Marechal Thaumaturgo pode contar agora, na unidade hospitalar da cidade, com 2 monitores e 1 desfibrilador, e Rodrigues Alves com 2 monitores.