Parceria com a regulação da Sesacre e com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia contribui para zerar a fila da demanda reprimida
O Programa Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) nos municípios, esteve em Plácido de Castro (distante 90 quilômetros de Rio Branco), nesta sexta-feira, 14, e no sábado, 15. Pelo menos 33 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de laboratório e de enfermagem participaram do segundo atendimento do Saúde Itinerante de 2020.
O primeiro havia ocorrido na sexta-feira, 7, e no sábado, 8, no município de Porto Acre, totalizando 2.045 atendimentos. Já os números de Plácido devem sair nesta segunda-feira, 17.
A novidade nesta edição de Plácido de Castro ficou por conta da parceria entre Sesacre e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia no Acre (Into/AC), que permitiu que alguns exames da ortopedia fossem regulados para o instituto.
Nesses casos, segundo explica a coordenadora do Saúde Itinerante, Rosemary Fernandes Ruiz, o paciente é atendido e já sai com o agendamento para fazer o seu exame no Into/AC, uma inovação do programa graças ao apoio imprescindível dos profissionais do setor de Regulação da Sesacre.
O secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, acompanhou de perto o trabalho do Saúde Itinerante, cumprimentando os profissionais, parabenizando a todos e fazendo questão de ouvir a população que compareceu ao espaço emprestado pela escola Franklin Roosevelt, na região central da cidade. Crianças, jovens, adultos e idosos que buscavam alento para os seus problemas com os profissionais que ali atenderam.
Ao lado do prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, Bestene percorreu as salas de atendimentos e conversou com os profissionais e pacientes.
“Essa parceria entre estado e prefeitura faz com que você possa trazer uma resolutividade para a população dos municípios, e, no caso de Plácido de Castro, a gente percebe que essa junção das atividades primárias com as de médias e de altas complexidades permite que se resolva [os problema de saúde] aqui mesmo, o que nos deixa muito felizes”, pontuou Bestene.
Conforme o secretário de Saúde, essa felicidade se concretiza na medida em que se comprova que é possível dar eficiência ao Sistema Único de Saúde (SUS). “É exatamente isso que a gente entende por fazer saúde, é você trazendo os princípios do SUS para interior, atendendo a população com qualidade e incentivando cada vez mais o programa, inclusive com as condições ideais para que os profissionais possam ir por todo o estado”, completou Alysson Bestene.
Nesta edição, a população placidiana foi contemplada com consultas especializadas em ortopedia, cardiologia, neurologia, pediatria e ginecologia. Exames de eletroencefalograma, ultrassonografia, ecocardiograma, de prevenção ao câncer de colo uterino e laboratoriais foram disponibilizados na escola, enquanto que um profissional médico no Hospital Dr. Manoel Marinho Monte realizava exames de endoscopia.
Ainda segundo Rosemary Ruiz, para reduzir a demanda reprimida das cirurgias ortopédicas, o Saúde Itinerante, que em outubro de 2019 esteve em Plácido de Castro fazendo um levantamento das necessidades desses procedimentos, a equipe de médicos voltará ao município no próximo dia 28 de março, para atender a essa demanda.
O que disseram o prefeito e algumas pacientes
“Parabenizo o Governo do Estado, por meio da Sesacre, por esse apoio fundamental para a nossa população. Estamos satisfeitos porque a gente só se fortalece diante da grande dificuldade que é se deslocar com as pessoas necessitando de saúde para a capital. Nós fazemos isso, o transporte delas até a Fundação [Hospitalar do Estado do Acre] e para outros hospitais, mas a demanda reprimida por atendimentos é muito grande no município. Então, nós, todos os placidianos, estamos agradecidos pelo governo”.
Prefeito de Porto Acre, Gedeon Barros
“Vim fazer um ecocardiograma. Sou hipertensa com diabetes e vinha sentindo falta de ar e palpitação no coração. O Saúde Itinerante é melhor que a gente ir para Rio Branco. Além da correria que é ter de ir para lá, a estrada aqui tá muito ruim. Agradeço ao governo e à prefeitura por trazer o médico cardiologista até nós”.
Antônia Gomes dos Santos, 54 anos, dos quais os últimos vinte está sendo como técnica de enfermagem da Saúde de Porto Acre
“Hoje, acho que a minha pressão [arterial] baixou muito. Vim fazer a ultrassonografia para ver como está o bebê. Foi muito bom ter chegado essa equipe aqui pra nós. Assim, eu vou saber se o neném continua bem na minha barriga. Estou cansada e um pouco mal por causa da pressão, mas feliz por estar nas mãos de médicos”.
Taciane da Silva, 25 anos, grávida de seis meses
Os números do Saúde Itinerante em 2019
Consultas médicas: 6.097
Terapias individuais e em grupos: 5.074
Exames laboratoriais: 3.271
Atendimentos odontológicos: 2.157
Exames com finalidade diagnóstica*: 1.799
Total de atendimentos: 12.301
* Receitas médicas atendidas; serviço social; atendimento de enfermagem e roda de conversa;